Visita de estudo a Constância

 













Visita de Estudo: Constância camoniana

 

   No dia 6 de novembro de 2025, a turma 9ºC da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz fez uma visita à vila de Constância, a vila em que se encontram o rio Zêzere e o rio Tejo e onde o poeta Luís Vaz de Camões passou uns anos da sua vida. 

   A visita, no âmbito das atividades da BE Almeida Garrett, e concretamente relacionada com as comemorações de 500 anos de Camões, foi planeada para visitar o Jardim Horto de Camões e a Casa-Memória de Camões.

Para rentabilizar a ida a Constância, visitámos o Centro de Ciência Viva para uma atividade no Planetário.

   Desta forma, a turma do 9º C e os seus professores, puderam assistir a uma sessão de observação de astros, estrelas e galáxias no planetário. Ficámos a conhecer mais sobre o nosso universo e a sua beleza.

    Fez-se um percurso pela Vila, o que acrescentou conhecimentos sobre a sua história e sua importância no passado, devido à situação geográfica entre dois rios.

   No jardim, Horto de Camões observámos as plantas referidas na obra " Os Lusíadas", plantas mediterrânicas e tropicais. Observámos as árvores da canela, da cânfora, e outros arbustos e plantas a que o poeta faz alusão na obra épica e na lírica. O jardim tem ainda estátuas, esculturas e mapas alusivos à época e aos conhecimentos científicos do poeta, referidos na sua obra.

   Passando à Casa-Memória, vimos a exposição sobre Camões, em que se apresentam dados importantes sobre a vida deste grande poeta. Tivemos a oportunidade, ainda, de ver uma exposição temporária de pintura, de Norberto Bernardo Nunes, sobre Fernando Pessoa, um outro poeta muito conhecido, que tem vários heterónimos. 

    Terminámos a visita com um discurso da nossa guia, que nos mostrou estes lugares tão marcantes do poeta, e com a leitura do poema Ao desconcerto do mundo, de Camões. Também se ouviu o poema O amor é fogo que arde sem se ver, lido por uma colega nossa.

   Preparámo-nos assim, com motivação, para iniciar o estudo da obra camoniana.

    Recomendamos a visita a este lugar a todos aqueles que queiram conhecer mais sobre o poeta e a todos os alunos de 9º ano que irão estudar "Os Lusíadas", este ano.